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Como você administra a competitividade?

É uma constante batalha para apresentar o melhor produto, a melhor marca, os melhores serviços e porque não suas melhores qualificações?

Autor: Robson JoaquimFonte: Administradores.comTags: empresariais

O mundo hoje está cada vez mais competitivo, eu diria extremamente competitivo em todos os seus seguimentos, com isso as pessoas também acabam fazendo parte deste círculo vicioso eu diria, por quê? Oras, por necessidade de se destacar diante de multidões.

É uma constante batalha para apresentar o melhor produto, a melhor marca, os melhores serviços e porque não suas melhores qualificações? Com um mundo cada vez mais populoso e repleto de diversidades, apresentar algo novo aos milhares de clientes à espera torna-se um desafio e tanto, mas é o que gostamos, concorda? Ser cada vez mais desafiados é de nossa natureza.

Com isso repare a sua volta que tudo o que o mundo oferece hoje está mudando ou se adaptando as novas realidades de um mercado extremamente competitivo, vejam, por exemplo, as igrejas principalmente as americanas, algumas delas possuem até playground para crianças enquanto os pais assistem aos eventos, a igreja católica com seu Papa mais presente e 'acessível' torna uma igreja mais realista e adaptada aos novos tempos, porque se não mudar a imagem tende a ser uma ONG com o próprio Papa Francisco disse. Os shoppings também adaptaram a esta realidade de enquanto você passeia no shopping cuidamos de seu filho, aqui em São Paulo vemos a diversidade de bares e restaurantes um nicho de mercado muito competitivo, música ao vivo e sistema de táxi torna uma boa pedida nas noites paulistana.

Porque aquele estabelecimento está sempre cheio sendo que existem outros três na mesma rua e com preços mais acessíveis? Seria pelo tempo de existência do comércio? O título de tradicional do bairro é conquistado por seu tempo de existência apenas? Acredito que não, é em primeiro lugar pelo respeito ao cliente, segundo lugar ou no mesmo patamar a qualidade dos serviços prestados entre outros fatores como limpeza, aconchego do cliente, recepção, localização entre outros. 

O que quero que você entenda é o processo de competitividade que vivemos hoje, aliás, diariamente, todos os dias têm que vender algo novo, ou inovar o modo de vender a milhares de clientes ali fora e com poder de escolhas, faça-o escolher o seu produto ao invés do concorrente é uma luta gostosa, a lei da oferta e procura e você pode encantar seu cliente pelo preço ou pela qualidade e porque não as duas coisas?

Muitos clientes pagariam mais por uma qualidade cada vez melhor, outros querem qualidade com preço acessível, justo eu diria e a aqueles que não querem comprar apenas testar suas habilidades de venda, os famosos "caroços" não tenha medo deles conquiste-o! É uma boa chance de colocar em prática a suas habilidades de encantar o cliente, se ele chegou até a porta, algo chamou sua atenção, descubra-o.

Se você é do tipo competidor em uma sala de departamento, seja o melhor. Cursos de especialização, uma pós-graduação ou MBA e outro idioma não são mais luxos, e sim ferramentas essenciais de competição, quem as tem está adiantado perante seus "concorrentes" de trabalho, se almeja algo maior dentro da empresa deve-se preparar, traçar objetivos e lutar por eles todos os dias, um verdadeiro administrador de sua carreira e de seus negócios.

Só entra na rotina de todo dia quem quer, todo dia dá pra se fazer algo novo, um sorriso diferente uma conversa de corredor diferente, um telefonema com abordagem diferente, tente! Mas não perca muito tempo, pois a concorrência ai fora só aumenta, não desista! Faça parte da turma do recall faça manutenções constantes em suas habilidades, polua menos suas expectativas futuras, mas não fique só parado na garagem, batalhe e viva o mundo da competitividade.