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Vendas e o atendimento ao cliente

Em um mercado competitivo, iremos analisar a diferença de tratar bem e atender bem um cliente

Autor: Filipe ElidioFonte: Administradores.comTags: empresariais

Você já entrou em um estabelecimento e foi mal recebido pelo vendedor? Já sentiu a sensação de que o vendedor está fazendo favor para você?

Nesse mercado altamente competitivo, devemos ficar atento em como nossa organização recebe nossos clientes.

Com o objetivo de conquistarmos e fidelizarmos nossos clientes e futuros clientes, iremos abordar dois pontos que acho muito importante. Tratamento e atendimento.

  1. Tratamento - Receber dos funcionários uma recepção gentil, amigável. Receber nossos clientes como um belo sorriso, um caloroso bom dia. Tratar bem, qualquer que seja o cliente é obrigação de qualquer organização.
  2. Atendimento - De acordo com o dicionário Aulete, atendimento é a forma como costumam ser atendidos os usuários de certo serviço, a ação de atendê-los, de ouvir suas queixas e de tentar resolver problemas, de dar informações, de auxiliá-los em certos procedimentos.

Atender bem é surpreender o cliente. Atendimento vai muito além do contato entre vendedor e cliente. Atender bem é ter disponibilidade de um produto no estoque, qualidade do produto, fácil estacionamento, uma loja com ambiente limpo e agradável.

Hoje, entrei em uma grande rede varejista aqui em Ubatuba e o ar condicionado não funciona a meses, não aguentei ficar 5 minutos na loja. Esse exemplo demonstra um atendimento ruim.

Um atendimento de qualidade é entrar em um supermercado e ter o carrinho de compras funcionamento perfeitamente, isso é bem difícil acontecer em certos supermercados. 

Outro exemplo, você escuta na rádio o anúncio de impressora em promoção com preço excelente, quando chega até a loja, as impressoras acabaram. Esse é mais um exemplo de mal atendimento.

Vimos nesse artigo, que tratar bem é obrigação de qualquer organização e que devemos treinar nossa equipe em atender bem nossos clientes.